Aetri

AETRI - Associação dos Empreendedores do Turísmo Rural de Ipatinga

Ipatinga tem a zona rural caracterizada por um relevo montanhoso, responsável pelo clima ameno da região. A riqueza de recursos hídricos é comprovada pela presença de abundantes cachoeiras. Com matas preservadas, o território se encontra dentro da Área de Preservação Ambiental (APA) Ipanema. Outro fator que favorece o turismo rural são as propriedades que se adequaram com investimentos em infraestrutura, tais como, construção de piscinas, churrasqueiras e campos de futebol.

Com o tempo, o turismo rural se transformou no foco de empreendedores das comunidades de Tribuna, Ipanemão, Ipaneminha, Taúbas, Pedra Branca e Córrego dos Lúcios, que posteriormente se uniram, formando a AETRI ( Associação dos Empreendedores do Turísmo Rural de Ipatinga ). O objetivo da associação é criar um espaço de discussão e buscar melhorias no setor de turismo rural. A associação vem desenvolvendo trabalhos de divulgação e conhecimento dessa zona rural por parte da população urbana de Ipatinga. Em 2009 a AETRI criou o Roteiro Turismo Rural. Os participantes da associação são empreendedores e moradores do local, sendo parte deles, atendidos pela Emater-MG, em seus Programas Estruturadores.

Eventos
Com o objetivo de aproximar moradores da parte urbana da cidade das riquezas naturais da zona rural, Prefeitura de Ipatinga, Emater e Associação dos Empreendedores do Turismo Rural de Ipatinga (Aetri) promovem edições de Passeio Rural. O evento reune vários turistas que percorrem as quatro comunidades rurais com paradas em pousadas e sítios da região, onde participam de café da manhã, almoço e degustação das delícias da culinária local.

Presidente
José Bonifácio de Assís

Rua Mariana, 119/204
Ipatinga - Centro - Minas Gerais

(31) 3821-6147